Projeto Cidadania Efetiva

O “cidadão”, em sua acepção plena de exercício de direitos e deveres, tem por meta a construção de uma sociedade justa e igualitária, na exata medida em que conhecedor de seus direitos, os exerce e sabedor de suas responsabilidades e de seu papel na sociedade, os cumpre.
    
Entretanto, tanto no Brasil quanto em diversas outras nações, essas garantias individuais, em tempo algum, foram oferecidas, obtidas ou cumpridas em sua integralidade. A garantia dos direitos e a exigência do cumprimento dos deveres é do Estado, contudo, a sociedade também tem importante papel na cobrança e cumprimento do exercício pleno da cidadania.

    
A Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, através da Circular nº 042/2018 a 2021/GAB de 17 de junho de 2019, implementa no âmbito de sua jurisdição e obedecidas as linhas mestras do Programa “Cultura Cidadã”, o Projeto” Cidadania Efetiva”. 
    
Desenvolvido pela Secretaria de Gestão em Cidadania, conta com o imprescindível suporte e apoio da Secretaria de Educação e Cultura (Irmão José Eduardo da Silva) e da Secretaria Especial de Apoio aos Projetos Institucionais (Irmão Idelson Carmo de Araújo) para sua implementação.
    
A Cultura Cidadã, mote desse GrãoMestrado, se traduz em conceito primordial e basilar para a formação cívica de um povo que, educado, torna-se senhor de seu próprio futuro. Deve ser, portanto, cerne e ponto de convergência em qualquer debate político, quer seja de esquerda, de direita ou dos mais variados espectros e variações possíveis e existentes.
    
O projeto tem por missão: “Levar cultura cidadã a qualquer pessoa para a formação e desenvolvimento de indivíduos capazes de fortalecer a cidadania e a democracia, em busca de qualidade de vida.”
    
O Projeto “Cidadania Efetiva”, desprovido de qualquer ideologia político-partidária, visa qualificar o nosso público interno sobre os importantes temas que compõem a Cidadania e, para isso, lhes oferecerá não só as ferramentas mas o conhecimento técnico necessários para serem multiplicadores de ações efetivas e pontuais nas comunidades em que estão inseridos.
    
A Secretaria de Gestão em Cidadania organizará os detalhes do projeto, tais como: a seleção dos irmãos; a facilitação da imersão; as metas a serem cumpridas; proposta das atividades a serem realizadas; cronogramas de datas; arquivos; documentos; diagnósticos do planejamento; outras atividades paralelas ao cerne deste projeto para disseminação de cultura cidadã e outros pontos necessários.
    
Devidamente preparados, os Irmãos participantes do projeto, serão multiplicadores de cidadania em suas comunidades, atuando como “Agentes Cidadãos” da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais.